Secundária das Taipas com as melhores classificações dos exames nacionais de 2018, em Guimarães
Os rankings divulgados pela comunicação social a nível social evidenciam esta realidade. O jornal Público revela que em primeiro lugar surge a única secundária fora da cidade com uma média de classificações de 10,8, o que a coloca na 185ª posição a nível nacional, num total de 624 escolas; segue-se a Escola Secundária Martins Sarmento com uma média de 10,68 (212ª posição), a Francisco de Holanda com uma média de 10,31 (314ª posição) e a Santos Simões com uma média de 9,9 (404ª posição).
Se olharmos para o ranking apresentado pelo JN, a secundária da vila surge na 190ª posição a nível nacional, com uma média de 11,2, seguindo-se a Martins Sarmento, 11,05, a Francisco de Holanda, 10,88 e a Santos Simões, com 10,39 valores.
Estas diferenças nos rankings explicam-se pelos critérios que cada jornal aplica no tratamento dos dados. O JN e o Público utilizam os dados dos exames da 1ª fase dos alunos internos e tendo em conta oito disciplinas. A diferença é que o Público considera a disciplina de MACS e o JN coloca a disciplina de Economia A, para além de Português, Matemática, Físico-Química, Biologia-Geologia, História A, Geografia A e Filosofia.
No entanto, o destaque maior da secundária de Caldas das Taipas é a sua posição no ranking de percurso de sucesso. Trata-se de um posicionamento das escolas face ao contexto socioeconómico das escolas nacionais onde estão inseridas, onde entram, por exemplo, os apoios sociais e as habilitações dos pais, bem como o percurso dos alunos sem chumbos. Neste enquadramento, a escola das Taipas ocupa 43º lugar a nível nacional, bem acima da Santos Simões (215º), Francisco de Holanda (397º) e Martins Sarmento (435º lugar).
Escola Básica das Taipas com os resultados mais baixos dos exames do 9º ano, a nível concelhio
Nas dezasseis escolas do concelho de Guimarães com mais de 50 exames do 9º ano, a escola das Taipas ocupa o último lugar concelhio com uma média de 2,84, nos exames de Português e Matemática (284º lugar nacional em 1204 escolas). Em primeiro lugar concelhio, com uma média de 4,37, está a escola privada Colégio Nossa senhora da Conceição, 59ª posição a nível nacional, a primeira pública é a básica de Pevidém, com uma média de 3,56 (451ª posição a nível nacional). Por sua vez, a Escola Arqueólogo Mário Cardoso (Ponte), obteve uma média de 3,15 nos exames, ocupando a 277ª posição nacional, enquanto a Escola de Briteiros obteve uma média de 2,83 (665ª posição a nível nacional)
No entanto, será de destacar que a mesma básica das Taipas é a que surge melhor posicionada no ranking de percurso de sucesso, ou seja, alunos sem retenções no 7ª e 8º anos e que obtiveram positiva nesses exames nacionais, tendo ainda em atenção o contexto socioeconómico onde a escola está inserida. A básica das Taipas, de acordo com o jornal Público, está na 258ª posição, enquanto, por exemplo, Pevidém está na 451ª posição nacional, Arqueólogo Mário Cardoso, na 500ª posição e Briteiros, na 985ª posição.