20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Cartoons: Alunos das Taipas em destaque no concurso Centenário do Vitória

Bruno José Ferreira
Educacao \ sábado, abril 22, 2023
© Direitos reservados
De um total de 721 trabalhos, os cem melhores integram uma exposição itinerante que vai percorrer vários pontos do concelho, passando também pelas escolas taipenses.

Vários alunos das Taipas, quer da Escola Secundária das Taipas quer das Escola Básica das Taipas, destacaram-se no concurso de caricaturas e cartoons promovido no âmbito das comemorações do centenário do Vitória SC, que movimentou as escolas do concelho.

Contando com a participação de 721 alunos, com a entrega do mesmo número de trabalhos, realizando-se também formações com profissionais especializados da área da caricatura e do cartoon nas escolas, o concurso iniciou-se em novembro de 2021, tendo este sábado sido divulgados os vencedores.

Os cem melhores trabalhos farão agora parte de uma exposição itinerante que vai percorrer vários pontos do concelho, como as escolas taipenses envolvidas nesta iniciativa. Segundo Nuno Fernandes da comissão do centenário, o concurso foi “muito para lá das melhores expetativas”, uma vez que cumpriu o propósito para o qual foi criado: “envolver a comunidade estudantil, levando o Vitória a todo o concelho”, frisou.  

Miguel Salazar, cartoonista vimaranense e coordenador do concurso, considerou que “os objetivos do concurso foram largamente atingidos”, formulando o desafio para que um concurso deste género volte a realizar-se e “tenha continuidade”, “quem sabe organizado por parte da Câmara Municipal de Guimarães.

O vereador com o pelouro do desporto, Nelson Felgueiras, acrescentou mais um desafio aos organizadores do concurso, propondo “estas obras possam ser mostradas nos nossos claustros, na Câmara Municipal de Guimarães”, enfatizando que esta iniciativa é “um exemplo de como o desporto pode agregar e não é só a vertente desportiva”, na medida em que é um projeto de comunidade: “É assim, na minha opinião, que o Vitória se afirma”, concluiu.

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, encerrou as intervenções sustentando que “foi pela juventude que se realizou este concurso”, para que possam “sentir o Vitória, neste caso através do desenho, e possam transmitir esse sentimento aos filhos e aos netos”.

Sara Marques, Martim Fernandes, David Lemos, Núria Martinho, Ana Luís Machado, Mariano Fernandes, Adriano Azevedo, Daniela Rebelo, David Lemos, Martinho Carvalho, Mariana Brito e Cláudio Costa, da Escola Secundária das Taipas, foram alguns dos premiados, assim como Lucas Ferreira, da Escola Básica das Taipas.