24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Rotary Club de Caldas das Taipas entrega equipamento clínico à UCC Sol Invictus

Alfredo Oliveira
Freguesias \ quinta-feira, abril 25, 2019
© Direitos reservados
O Rotary taipense entregou um conjunto de produtos, na área da saúde materno-infantil, à Unidade de Cuidados na Comunidade Sol Invictus, no âmbito do projeto comparticipado pela Rotary Foundation.

José Ferreira, presidente do clube rotário taipense, destacou nesta sessão solidária a colaboração com a especialista em saúde comunitária da UCC Sol Invictus, Elisabete Melo, na elaboração e concretização deste projeto. Referiu que se tratava de um dia “muito feliz” para o Rotary, pois estava a cumprir-se o seu objetivo de “estimular o ideal de servir”, comum à Unidade de Cuidados na Comunidade taipense. Referiu, ainda, que se tratava de uma iniciativa que não estava no plano de atividades, mas em que o Rotary aceitou colaborar, com o apoio da Rotary Foundation.

Em causa esteve a disponibilização de material de pós-parto, constituído por dois “manequins bebés”, que ajudaram a explicar práticas de manobras de suporte básico; algum material de apoio à amamentação; almofadas de correção de posição para os recém-nascidos e ainda uma bacia articulada, que irá ajudar a explicar melhor às grávidas a dinâmica da fisiologia do parto.

Esta sessão contou com a presença de Novais Carvalho, presidente do Conselho Clínico do ACES Alto Ave, que destacou a parceria que existe com o clube rotário taipense e agradeceu o material entregue à UCC Sol Invictus para esta poder prestar um melhor serviço na área da saúde materno-infantil.

Do lado da Unidade de Cuidados na Comunidade de Caldas das Taipas marcaram ainda presença Ana Luísa Coelho, enfermeira parteira, e Isabel Videira, coordenadora da UCC Sol Invictus.

A Junta de freguesia fez-se representar por Patrícia Correia, que destacou o trabalho em rede que esta parceria tão bem evidencia “na procura do bem comum”.

A Unidade de Cuidados na Comunidade Sol Invictus (UCCSI) iniciou a sua atividade em 1 de junho de 2011. Trata-se de uma Unidade Funcional do ACES do Alto Ave que se propõe atuar na prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social, quer domiciliário, quer comunitário, com uma equipa multiprofissional e em articulação com as diferentes unidades funcionais.