24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Rotary Club de Caldas das Taipas atribui prémios de mérito a estudantes taipenses

Paulo Dumas
Sociedade \ quarta-feira, outubro 30, 2019
© Direitos reservados
Sete alunos das escolas de Caldas das Taipas e de freguesias vizinhas foram distinguidos durante a habitual cerimónia anual promovida pelo Rotary Club de Caldas das Taipas. Os resultados escolares mas também a preparação para vida foram os aspetos mais valorizados.

O Rotary Club de Caldas das Taipas entregou a sete alunos os prémios pelo respetivo mérito escolar no ano letivo de 2018/2019. Foram premiados alunos do 6.º e do 9.º anos dos agrupamentos de escolas de Briteiros, Arqueólogo Mário Cardoso e de Caldas das Taipas. Um sétimo prémio foi ainda entregue a um ex-estudante do 12.º ano da Escola Secundária de Caldas das Taipas.

Foi uma cerimónia de troca de agradecimentos e de algumas emoções, entre os alunos e pais, mas também entre professores. Talvez a metáfora que melhor sintetiza esta ocasião tenha sido proferida pela vereadora municipal da Educação, Adelina Pinto. A responsável do município imaginou uma receita capaz de originar bons alunos. Nessa receita seriam necessários ingredientes como uma família que valorize a escola, uma escola estimulante e por fim o toque especial de cada criança tornada estudante.

A cerimónia, feita de forma simples, decorreu na terça-feira, 29 de outubro, na sede do Rotary Club de Caldas das Taipas. A entrega dos prémios de mérito escolar é já um momento que marca o ano desta coletividade, que distingue também, num outro momento, o percurso de um profissional que exerce as sua atividade na região.

Presentes no momento estiveram os representantes dos vários agrupamentos de escolas e da Escola Secundária de Caldas das Taipas. Sempre acompanhados dos seus distintos alunos ou, em alguns casos, ex-alunos, os diretores foram unânimes na importância dada à escola na formação de cidadãos do futuro. A professora Maria Luz, do agrupamento de Caldas das Taipas, resumia dizendo, com satisfação, que "se o futuro da sociedade portuguesa forem estes jovens, temos garantido um futuro de sucesso".

O desenvolvimento das capacidades escolares mas também de outras capacidades de cidadania foi um argumento transversal a todas as intervenções, nomeadamente no que se refere à preparação dos alunos para serem persistentes, responsáveis e solidários. Este é, de acordo com Artur Monteiro, "o contributo da escola na formação da comunidade". Luís Morais, do agrupamento de Briteiros acrescentava ainda a capacidade de a escola ser um espaço de inclusão e de troca de culturas.

A presidente do Rotary Club de Caldas das Taipas, Sílvia Alves, concluiu de forma clara qual o objetivo das distinções pelo mérito escolar, referindo que estes alunos "serão melhores cidadãos, quanto melhor forem além da excelência dos resultados escolares" ou ainda, voltando a Adelina Pinto, trata-se de "premiar não só as competências escolares, mas igualmente a preparação e formação como indivíduos", isto porque "o sucesso e o reconhecimento faz de nós pessoas melhores" - conclui.

Alunos premiados pelo mérito escolar no ano de 2018/2019

Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso

Leonor Sousa Araújo - 6.º ano
Diogo Caldas Maia - 9.º ano

Agrupamento de Escola de Briteiros

Leonor Gonçalves Marques - 6.º ano
Gabriela Jin Lai - 9.º ano

Agrupamento de Escolas das Caldas das Taipas

Francisco Macedo - 6.º ano
Edgar de Abreu Leite - 9.º ano

Escola Secundária de Caldas das Taipas

José Pedro Ferreira Marques - 12.º ano