![](/media/4gwdhnh1/rotary-clube-caldas-taipas.jpg?center=0.53163004757506849,0.49152507295266867&mode=crop&width=1280&height=640&rnd=133834877340730000)
Rotary Club das Taipas recebeu visita oficial do Governador
No passado dia 29 de janeiro, o Rotary Club das Taipas recebeu a Visita Oficial do Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto.
Joaquim de Matos Fernandes, presidente do Rotary Club das Taipas, foi o cicerone desta visita, num dia preenchido entre visitas a empresas e instituições que incluiu ainda uma reunião de trabalho para tratar de assuntos relacionados com a atividade rotária.
Como é habitual, a fechar a visita do Governador do Distrito onde o club taipense está integrado, realizou-se um Jantar Festivo, na Quinta de Sabroso, em São Loureço de Sande, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto e do representante da Junta de Freguesia de Caldelas, Augusto Mendes.
Um jantar muito participado onde se assinala a presença dos cubes parceiros de Guimarães – clube padrinho -, Estarreja, Vizela, Fafe, Famalicão, Felgueiras, Matosinhos, Póvoa de Lanhoso, Esposende, Braga Norte, Celorico de Basto, Viana do Castelo, Vila do Conde, Barcelos e Póvoa de Varzim. Presença notada também dos alunos da Universidade Sénior do Rotary Club das Taipas que, com alguns momentos musicais, acabaram por também ajudar a abrilhantar ainda mais esta iniciativa.
Terminado o jantar e as cerimónias protocolares habituais, no uso da palavra, Joaquim Matos Fernandes, pôs em evidência a necessidade de aumentar o número de associados do Club, “para melhor poderem levar a cabo os diversos projetos de serviço à comunidade que têm em curso e outros que anualmente o Rotary realiza”.
Seguiu-se a intervenção do Past-Governador José Luís Carvalhido da Ponte, que agradeceu ao Rotary Club de Caldas das Taipas, “toda a colaboração prestada na angariação de mecenas para o fornecimento de equipamentos e utensílios necessários para equipar a cozinha da uma escola infantil, para cerca de 100 crianças, que o Rotary Club de Viana do Castelo, juntamente com a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau estão a construir na região do Cacheu, na Guiné-Bissau”.
Em representação da Junta de Freguesia de Caldelas, Augusto Mendes, salientou o facto de uma grande parte da população “desconhecer a importância e o trabalho que os Clubs rotários levam a cabo nas suas comunidades, nomeadamente em relação ao Rotary Club das Taipas”, dizendo-se “surpreendido” com o conhecimento que a participação neste evento lhe proporcionou, tendo modificado em grande parte “ ideia que tinha do movimento Rotário.
Adelina Paula Pinto, enalteceu o papel que o Rotary tem no âmbito concelhio, dado que Guimarães tem dois Rotary Clubs muito ativos, “que fazem um trabalho muitíssimo importante em várias áreas, nomeadamente no campo social e nos serviços que prestam às comunidades local, nacional e mundial”.
Por sua vez, o Governador, na sua intervenção final, falou da importância do Rotary e do seu papel na defesa da paz e das boas relações entre os povos, nos vários e importantíssimos projetos que o rotary leva a cabo todos os anos no mundo inteiro, nas suas várias áreas de enfoque, e incentivou os “Companheiros taipenses a continuarem com entusiasmo as suas atividades de serviços à comunidade, em prol de um mundo melhor e mais solidário, sem esquecer que para ter sucesso é necessário aumentar o seu quadro social, para melhor poder servir a sua comunidade e a comunidade mundial”.