27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Reservas de sangue estão em baixo e domingo há recolha nas Taipas

Redação
Sociedade \ quinta-feira, março 19, 2020
© Direitos reservados
Os taipenses podem ajudar a fazer a diferença. As reservas de sangue existente neste momento “estão em baixo” e no próximo domingo há recolha de sangue no Pavilhão da Escola Secundária das Taipas.

O Reflexo falou com Alberto Mota, presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães, entidade que está a organizar esta recolha, que deu conta disso mesmo, da necessidade de aumentar as reservas.

“Vai haver recolha de sangue na Escola Secundária das Taipas. Inicialmente estava agendada para as instalações dos Bombeiros Voluntários, mas alterou-se para este local. Cada vez mais estamos a precisar de sangue, até pelo que estamos a viver no país com o Coronavírus, estamos com as reservas de sangue muito em baixo”, começa por dizer o responsável máximo pela instituição.

Apesar de estarmos em Estado de Emergência, Alberto Mota refere que há medidas excecionais de prevenção. “Todas as recolhas de sangue que estão a decorrer nos últimos quinze dias têm um plano de contingência montado. Há recolhas que estão a ser canceladas um pouco por todo o país porque não cumprem os requisitos que a Direção Geral de Saúde pôs, mas nós aqui em Guimarães estamos a cumprir na íntegra”, aponta.

Estas medidas são, então, para seguir à risca. “Haverá um técnico a medir a temperatura às pessoas logo à entrada e depois haverá um percurso mais ou menos como habitual, as pessoas com febre ou falta de ar não podem comparecer, tal como noutras alturas. Apelamos a todos os dadores que estão ou estiveram em zonas de contacto com estes vírus para não comparecer, ainda que tenhamos montado tudo para fazer essa triagem e para que corra tudo pelo melhor”, atira.

Todas as pessoas com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos podem participar nesta colheita de sangue, desde que pesem mais de 50kg e estejam munidos do respetivo cartão de cidadão.

Horário das recolhas no Pavilhão da Escola Secundária das Taipas:

Domingo, 22 de março: entre as 9horas e as 12h30.

Segunda-feira, 23 de março: entre as 15horas e as 19horas.