23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

PSD preocupado com a não execução de projetos dos orçamentos participativos

Redação
Política \ sexta-feira, janeiro 08, 2021
© Direitos reservados
A comissão concelhia de Guimarães do PSD emitiu esta sexta-feira um comunicado no qual dá conta da sua “preocupação” relativamente à execução dos projetos dos orçamentos participativos de 2017 e 2018.

Em nota enviada às redações esta força partidária refere que “se as propostas aprovadas se perderem entre as secretárias, os corredores e as gavetas da Câmara Municipal, seja por falta de vontade política, por entraves burocráticos, ou por questões técnicas, as legitimas expectativas dos cidadãos, que de boa fé submeteram as suas propostas, são frustradas”.

Entende o PSD que assim o objetivo de incentivar a sociedade civil a participar de forma ativa na governação local acaba por gerar frustração e falta de confiança na Câmara Município de Guimarães enquanto instituição.

São apontados como exemplos os projetos “Naturunfe”, em Ronfe, Desporto para Todos, em São Torcato”, a reparação dos pontilhões que ligam Brito e Silvares, praia fluvial e parque de merendas em Brito, e a reparação dos tanques e lavadouros em Gonça.

Isto leva a que Bruno Fernandes, líder do PSD de Guimarães, refira que “há um tempo útil para dar resposta aos legítimos anseios dos cidadãos. Para que o OP seja um instrumento credível de aproximação dos cidadãos dos processos de decisão é fundamental que as propostas tenham execução num tempo razoável em função da sua complexidade”.

Noutro âmbito, Eduardo Fernandes, presidente da Juventude Social Democrata, reuniu com Beatriz Pereira, presidente da Associação de Estudantes da Escola Santos Simões, “com o intuito de fechar o grupo de jovens que irão estar a trabalhar no Programa Jovem Autárquico que a JSD irá apresentar ao longo deste ano”. A intenção é apresentar durante o mês de fevereiro a primeira proposta para a juventude.