27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Propostas do Orçamento Participativo 2017 em votação até 7 de setembro

Paulo Dumas
Sociedade \ terça-feira, julho 18, 2017
© Direitos reservados
As propostas que passaram à fase de votação no Orçamento Participativo de Guimarães poderão ser apreciadas pela população do concelho. A votação poderá ser feita até ao dia 7 de setembro.

Quinze propostas estão em votação no Orçamento Participativo 2017, disputando uma verba de 500 mil euros. A iniciativa é da Câmara Municipal de Guimarães colocando do lado dos munícipes a possibilidade de apresentação e eleição de propostas. Na edição deste ano foram quatro as áreas temáticas nas quais foi possível fazer submissão de propostas - sustentabilidade ambiental, voluntariado e solidariedade, cultura e outras áreas.

A norte do concelho de Guimarães há duas propostas em concurso, que se encontram em fase de votação até ao dia 7 de setembro. Na freguesia de Sande (S. Lourenço) está a ser defendida a proposta de Reabilitação do Castro Sabroso (Proposta 16). Para Prazins (St.ª Eufémia) é proposto um Circuito de Manutenção (Proposta 15).

A particularidade do Orçamento Participativo é que deverá ser apresentado por um signatário residente no concelho de Guimarães. A proposta de Reabilitação do Castro Sobroso foi apresentada por Carlos Marques, membro da Sociedade Martins Sarmento. Na sua proposta é defendida a importância deste sítio arqueológico - Monumento Nacional, propondo-se uma intervenção em várias fases que incluem a limpeza do sítio e a execução de trabalhos de prospeção arqueológica. A intervenção tem como finalidade a musealização do espaço, tornando-o visitável.

Quanto à proposta apresentada por Luís Mendes, propõe a instalação de um circuito de manutenção na freguesia de Prazins (Sta. Eufémia). Na sustentação da proposta o proponente defende a criação de um espaço ajardinado equipado, junto à Rua Primeiro de Janeiro, com mecanismos para a prática de exercícios físicos. Esta proposta surge pela necessidade de adoção de comportamentos saudáveis.

Para votar os interessados deverão fazer a inscrição no site do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Guimarães, processando-se o voto eletronicamente. Será possível votar presencialmente, no Balcão Único de Atendimento da câmara. O resultado da votação será divulgado no dia 12 de setembro.

Todas as Propostas

Proposta n.º 2 Parking Fotovoltaico (Guimarães)
Proposta n.º 6 Projeto + Vida (Nespereira)
Proposta n.º 8 Mais ecologia melhor lazer (Abação)
Proposta n.º 9 Baía de estacionamento Centro Escolar de Pevidém
Proposta n.º 10 S. Torcato Ontem e Hoje (S. Torcato)
Proposta n.º 13 NATURunFE (Ronfe)
Proposta n.º 14 CulturArtis (Ronfe)
Proposta n.º 15 Circuito de manutenção (Prazins Sta. Eufémia)
Proposta n.º 16 Reabilitação do Castro de Sabroso (Sande S. Lourenço)
Proposta n.º 17 Rise Up (Guimarães)
Proposta n.º 18 Historia-Te (Guimarães)
Proposta n.º 20 KIT ECO JUNTAS (concelho)
Proposta n.º 21 Música com Vida (Candoso S. Martinho)
Proposta n.º 22 Música para todos (Guimarães)
Proposta n.º 23 Desenvolver a ser (concelho)