Projeto TABU levou à “partilha de tabus” na Secundária das Taipas
O Projeto TABU, que tem uma componente terapêutica e utiliza a vertente artística, como o teatro, para combater vários problemas da sociedade, essencialmente relacionados com desigualdades, tem percorrido desde 2013 o seu caminho.
Apontando o foco a temos como cyberbullying, violência no namoro, violação e homossexualidade, depois de numa fase inicial ter trabalhado sobretudo a violência de género, este projeto tem desenvolvido vários eventos.
“Temos desenvolvido várias ações, como espetáculos, seja de rua, de anfiteatro, ações pontuais nas escolas, constituídas por debates, oficinas e apresentações. No fundo, estamos a juntar a ação social com a arte e a cultura”, aponta Marcela Fernandes, mentora do projeto e uma das suas dinamizadoras.
A Escola Secundária de Caldas das Taipas tem sido um dos locais no qual o Projeto TABU tem desenvolvido a sua atividade. Recentemente, alunos, pais e professores tiveram oportunidade de assistir a uma performance, graças ao Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família.
“A realidade pura e dura estava ali diante de nós, retratada por atores tão fiéis às personagens que nos levaram a crer que aquela experiência teria sido realmente vivenciada por eles”, segundo Linda Inês Pereira, presidente da Associação de Estudantes da Escolas Secundária de Caldas das Taipas.
“O “Projeto Tabu”, marcou-me positivamente e esta expressão através do Teatro de intervenção deveria ser difundida em todas as escolas”, aponta.