24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Plano municipal de mobilidade em discussão pública até ao final do ano

Paulo Dumas
Sociedade \ quarta-feira, novembro 21, 2018
© Direitos reservados
O documento está disponível para consulta no sítio eletrónico da Câmara Municipal de Guimarães e estará em discussão pública até ao final do ano. O plano deverá ser apresentado numa sessão marcada para 7 de dezembro.

Foi chamado de Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e foi lançado pela autarquia de Guimarães após a reunião do executivo de 15 de novembro. O documento está disponível no website da Câmara Municipal de Guimarães e cumprirá um período de discussão pública até ao final do ano de 2018.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, manifestou o desejo de uma alargada participação por parte da população na discussão do plano, que foi elaborado pela empresa Mobilidade PT de Paula Teles, engenheira especializada em matérias de mobilidade.

Além de um conjunto de elementos gráficos, o plano é composto por um documento escrito, dividido em dois volumes, totalizando mais de 400 páginas. O primeiro tomo ocupa-se da descrição e explicação da estratégia que está subjacente ao plano, enquanto que o segundo volume elenca o conjunto de medidas, classificadas como "boas práticas", para a execução do plano.

Antes de terminar o período de discussão pública, foi marcada uma sessão plenária para o dia 7 de dezembro, na Plataforma das Artes e da Criatividade às 21h30. O presidente da câmara sublinhou a importância de uma participação o mais alargada possível. A autarquia está disponível para receber contributos, podendo os mesmos ser enviados por email para presidencia@cm-guimaraes.pt

Este plano resulta de duas adjudicações efetuadas à Mobilidade PT, ambas em 2015. A primeira, no valor de 68.990,00€ para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. A segunda, para Implementação de uma rede urbana de percursos cicláveis, numa valor total de 85.000,00€.