25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Parede de uma das reconstruções de Martins Sarmento na Citânia de Briteiros sofreu derrocada

Redação
Freguesias \ terça-feira, junho 02, 2020
© Direitos reservados
A parede de uma das casas reconstruídas por Francisco Martins Sarmento na Citânia de Briteiros, um dos símbolos deste espaço arqueológico, sofreu uma derrocada na passada semana.

Neste momento a Sociedade Martins Sarmento está já a diligenciar a reparação da referida casa, a casa com janelas, tendo sinalizado o espaço, pelo que é proibida a aproximação de visitantes a esta construção até que sejam reparados os danos e consolidada a parede circular.

As duas construções circulares reconstruídas na Citânia de Briteiros foram intervencionadas ao nível do telhado no ano passado, mais propriamente em julho, sendo que essa intervenção se centrou apenas na cobertura e não nas paredes.

Consideradas como símbolos da Citânia de Briteiros, a primeira experiência de reconstituição arquitetónica num castro do norte de Portugal, as duas casas têm sido mantidas tal como ficaram depois da experiência de Martins Sarmento.

[caption id="" align="aligncenter" width="720"] Imagem da construção circular reconstruída que sofreu a derrocada.[/caption]