Pacemaker mais pequeno do mundo implantado pela primeira vez em Guimarães
O mais pequeno pacemaker do mundo, equivalente ao tamanho de uma cápsula, foi pela primeira vez implantado em Guimarães esta quarta-feira, 17 de março. A equipa do Hospital da Senhora da Oliveira tornou possível que este fosse o terceiro centro do país, a seguir aos Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (Hospital Santa Cruz) e Centro Hospitalar Universitário São João (Porto), a realizar este tipo de intervenções.
O novo dispositivo não tem a necessidade de uso de elétrodos, sendo colocado diretamente dentro do ventrículo direito, através de um pequeno acesso pela veia femoral direita, não deixa cicatriz visível e, de um modo muito significativo, reduz os riscos associados à técnica tradicional, como infeções ou avaria dos elétrodos.
Além disso, é indicado para o tratamento de doentes com bloqueio aurículo-ventricular (BAV) de alto-grau, uma condição na qual os sinais elétricos entre as câmaras do coração (as aurículas e os ventrículos) ficam bloqueados. Uma situação da qual pode resultar, entre outros, síncope ou morte súbita.