23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Os GNR serão cabeças do cartaz das festas da vila das Taipas e de S. Pedro

Paulo Dumas
Freguesias \ terça-feira, maio 29, 2018
© Direitos reservados
Um programa que procurará conciliar a tradição com a modernidade é a promessa da comissão de festas de S. Pedro. GNR, Boémios, Leonel Nunes são algumas das principais atrações do cartaz.

A banda de Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão será a principal atração das festas deste ano, nas Caldas das Taipas. A organização está apostada em introduzir algumas inovações na organização das festas, ao mesmo tempo que procurará manter alguns aspetos que se tornaram já tradição das festas de S. Pedro na vila.

Coube a David Silva, porta-voz da comissão organizadora das festas, apresentar os traços gerais da programação deste ano, numa sessão pública que decorreu na Junta de Freguesia, ao final de terça-feira, 28 de maio.

As Festas de S. Pedro foram apresentadas sob uma nova imagem que, segundo David Silva da comissão Dar Vila À Vila, representa um sinal de inovação que este grupo pretende imprimir às festividade. Essa componente de inovação deverá ser complementar com o respeito pelas tradições das festas.

Irão manter-se alguns eventos que se confirmaram como âncora na programação noutros anos - seja a feira das associações; a Feira da Cerveja e da Francesinha ou ainda uma forte presença da música popular, como as rusgas típicas e os ranchos folclóricos.

Do lado das inovações foram apresentadas novas propostas que serão vertidas no cartaz. Esta componente procurará cativar a população mais jovem que, no entender dos organizadores, "tem estado mais ausente das festas".

Haverá after parties na piscina, denominadas "S. Pedro Não Dorme".  Ainda dentro das inovações, o habitual espetáculo pirotécnico terá agora também uma componente multimédia. A escolha dos GNR para a noite de domingo, 1 de julho, procura ser uma atração para públicos não só da vila, mas de toda a região.

Para David Silva, a palavra de ordem nestas festas será "reorganizar", num esforço de transmitir melhorias significativas na organização do espaço das áreas destinadas às diversões e à bancas de expositores.

David Silva esteve ladeado por Luís Soares - presidente da autarquia; e por Paulo Lopes Silva - adjunto da vereadora Adelina Pinto, responsável pela Cultura na autarquia. O autarca de Caldelas sublinhou e agradeceu o esforço da comissão de festas em apresentar um cartaz "apelativo" numa altura em que a Junta atravessa um período de constrangimentos financeiros, justificando assim um apoio financeiro "mais controlado".

Paulo Lopes Silva frisou a importância das festas no contexto municipal, sendo as segundas que merecem um maior apoio por parte da Câmara. Para o adjunto da vereação há um reconhecimento das tradições populares, assim como da vitalidade que a vila de Caldas das Taipas tem.

As festas deverão ter um custo inferior ao que foi orçamentado na edição de 2017 - que, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, rondou os 85 mil euros. Para David Silva, a organização destas festas teve a dificuldade acrescida de quem trilha o caminho pela primeira vez, apesar da total disponibilidade da comissão anterior na passagem do testemunho.

Programa Festas da Vila e S. Pedro 2018

8 a 10 e 15 a 17 Junho
Associações em Festa

22 Junho a 2 Julho
Feira da Cerveja e da Francesinha

28 Junho - Quinta-feira
22h Concerto Leonel Nunes
Local: Feira da Cerveja e da Francesinha

29 Junho - Sexta-feira
20.30h Eucaristia de S. Pedro
Local: Igreja Matriz

21h Rancho Folclórico Santa Cristina de Longos
Local: Palco Secundário

22h Espetáculo Musical com “MAT Brass Band”
Local: Palco Principal

23.30h “S. Pedro não dorme”
Quadra (Concerto)
Dj Set Les Dirty Two (10 Anos)
Local: Piscinas de Verão

30 Junho - Sábado
9.30h Arruada Grupo de Bombos

16h Espetáculo Infantil
Local: Palco Secundário

21h Rusgas Populares e atuação do Rancho Folclórico de Sande e Rancho Folclórico

22.30h Espetáculo Musical com “Zézé Fernandes”
Local: Palco Principal

23.30h “S. Pedro não dorme”
800 Gondomar (Concerto)
Dj Set Nuno Calado (Indiegente, Antena3)
Local: Piscinas de Verão

24h Sessão de Fogo de Artifício

01 Julho - Domingo
12h Eucaristia de S. Pedro
Local: Centro Pastoral de Caldas das Taipas

15h Desfile e Concerto da Banda Musical das Caldas das Taipas e da Banda Cabeceirense
Local: Rua CMDT Carvalho Crato – Coreto e Rua Nossa Sra Fátima – Coreto

18.30h Majestosa Procissão de S. Pedro

21h Concerto da Banda Musical das Caldas das Taipas e da Banda Cabeceirense

21h Dj Set Zé Gusto
Local: Palco Principal

22h Espetáculo Musical com “Os GNR”
Local: Palco Principal

24h Sessão de Fogo de Artifício
2 Julho - Segunda-feira

22h00 Espetáculo Musical com “Os Boémios”
Local: Palco Principal

23h30 Espetáculo Multimédia de Encerramento das Festas da Vila e S. Pedro
Local: Frente Ribeirinha