19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

“O meu amigo patudo: bem-estar animal” debatido na EB 2 e 3 de Briteiros

Redação
Educacao \ quinta-feira, outubro 07, 2021
© Direitos reservados
A palestra realizada em 04 de outubro quis instruir a comunidade educativa quanto ao bem-estar animal.

A Escola EB 2 e 3 de Briteiros assinalou no passado dia 4 de outubro o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, organizando uma palestra sobre “bem-estar animal”.

A sala do aluno foi o palco escolhido para acolher 96 estudantes do 2º Ciclo, naquela que foi uma aula diferente, contando com a médica veterinária Catarina Jantarada, da “VetLamaçães”, clínica veterinária de Braga.

O objetivo da palestra foi instruir a comunidade educativa quanto ao bem-estar animal, tendo sido referido que "não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos refletir e lembrarmo-nos dos muitos que sofrem às mãos humanas".

Na sua intervenção, Catarina Jantarada referiu que as “Cinco Liberdades” devem estar presentes para um animal ter “bem-estar”, nomeadamente: livre de fome e sede, livre de desconforto, livre de dor, ferimentos e doença, livre para exprimir o seu comportamento normal e livre de medo e angústia.

“A ideia de realizar esta palestra partiu do facto de o bem-estar animal ser uma das matérias do programa de estudos da disciplina “Cidadania e Desenvolvimento” e da vontade de Isabel Jantarada, presidente do Conselho Geral, ela própria, uma defensora da causa animal”, refere a Escola EB 2 e 3 de Briteiros, complementando: “É urgente formarmos cidadãos dignos, conscientes e responsáveis”.