23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O Hereditas vai mostrar o património presente nas freguesias de Guimarães

Redação
Cultura \ sexta-feira, abril 23, 2021
© Direitos reservados
Curioso por saber que heranças antigas estão perto de si? Esta plataforma que vai ser apresentada terça-feira torna isso mais fácil.

O Hereditas – Atlas das Paisagem Cultural do Concelho de Guimarães será apresentado oficialmente na próxima terça-feira, 27 de abril, a partir das 10h00, na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, com transmissão em direto nos canais de Facebook e Youtube do Município de Guimarães, numa sessão cujo título é “Herdar o Futuro: O Património Cultural na Gestão do Território”. 

Como já tinha sido adiantado pelo vereador do Urbanismo, Fernando Seara de Sá, na última reunião de câmara, o projeto conta com mais de 900 "itens" identificados - entre eles, paisagem, arquitetura, arqueologia - e agora os vimaranenses podem ficar a saber mais sobre o património das suas freguesias. 

"O Hereditas vem dar seguimento a uma política pública de preservação do património que há muito vem sido prosseguida pelo Município de Guimarães. O projeto alarga a perspetiva patrimonial a todo o território e envolveu um conjunto alargado de especialistas de diferentes disciplinas que se debruçaram sobre áreas como a Arqueologia, Arquitetura, História, Património Imaterial, Património Natural (Paisagem) e Vias Antigas, áreas essas que constituirão o catálogo de uma plataforma digital aberta e universal", indica