Nova Assembleia de Freguesia para discutir venda da Pensão Vilas
O presidente da mesa da Assembleia de Freguesia, Mário Ribeiro, convocou para esta quinta-feira, 15 de Dezembro, uma sessão extraordinária daquele órgão. A reunião terá uma ordem de trabalhos composta por três pontos.
Destaque-se a discussão de uma proposta que autoriza a Junta de Freguesia a vender à ADIT o edifício da antiga Pensão Vilas, ponto que, aliás, transita da última reunião extraordinária, realizada no passado dia 7 de Outubro.
Nessa altura a assembleia acordou a retirada do ponto em discussão, após proposta da CDU, que sustentava que não havia elementos suficientes para que a proposta pudesse ser votada. Entre os argumentos apresentados pela CDU está, por exemplo, a determinação de que obra resultante da compra se destine especificamente à instalação de um Lar de Idosos.
Recorde-se que os termos daquela autorização, que estará em discussão e votação, determinam que a venda seja feita por 261 mil euros. Além disso, a ADIT assume o valor em dívida ao anterior proprietário - a empresa Bruno Machado da Silva – Sociedade Unipessoal, S.A. Ascendendo o valor desta dívida a 63 mil euros.
Relativamente ao edital anterior fica explícito que a entidade compradora - a ADIT - Associação para o Desenvolvimento Integrado das Taipas, se compromete com a instalação de um Lar de Idosos, Residencial Sénior e Centro de Dia, após a obra de requalificação do prédio onde funcionou a Pensão Vilas. A ADIT ficará ainda obrigada a terminar a obra num prazo de três anos e a reservar quatro vagas para "idosos com comprovadas insuficiências económicas".
Um terceiro ponto diz ainda respeito ao documento que servirá de suporte ao concurso, que será limitado a três entidades, para escolha da melhor proposta e entrega da obra à empresa que ficará encarregue de executar a obra de requalificação do edifício.
Para esta sessão há ainda um primeiro ponto que se destinará à discussão da terceira revisão orçamental de 2016 da Junta de Freguesia.
A Assembleia de Freguesia Extraordinária está agendada para as 21.15 horas, no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas. O jornal Reflexo irá acompanhar o desenrolar dos trabalhos ao minuto, podendo os leitores acompanhar a cobertura através do website ou da página do Facebook.