Músico taipense participa em concerto da Orquestra do Norte na vila das Taipas
O programa municipal Excentricidade elenca para o início do mês de dezembro um concerto com a Orquestra do Norte, que contará com a direção do maestro José Ferreira Lobo e com a participação especial do músico taipense António Luís Ribeiro como solista.
A orquestra irá interpretar quatro obras, começando pelo compositor português Marcos Portugal, passando também em revista os compositores clássicos Ludwig van Beethoven, Robert Schumann e o compositor contamporâneo italiano Roberto Molinelli. Será nesta última interpretação que António Luís Ribeiro auxiliará a orquestra, com a composição Four Pictures From New York.
António Luís Ribeiro é natural de Caldas das Taipas, tendo-se iniciado como músico na Banda Musical de Caldas das Taipas, com 11 anos de idade. Estudou música no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, licenciando-se aí em saxofone, tendo-se entretanto apresentado como solista acompanhando orquestras portuguesas e internacionais.
Já o maestro José Ferreira Lobo inicia a sua atividade em 1979, como Diretor da Camerata do Porto, orquestra de câmara que funda com Madalena Sá e Costa. É um dos fundadores da Orquestra do Norte, como resultado do primeiro lugar no concurso para criação de orquestras regionais, em 1992.
À semelhança do que aconteceu há cerca de um ano, o concerto irá realizar-se no Centro Pastoral de Caldas das Taipas, com início marcado para as 21.30 horas. A duração aproximada é de uma hora. O ingresso de entrada terá o valor de €1.
Programa
Marcos Portugal - Il Duca di Foix,abertura
Ludwig van Beethoven - Coreolano, abertura
Robert Schumann - Abertura, Scherzo e Final, Op.22
Roberto Molinelli Four Pictures From New Yourk (saxofone e orquestra)