30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Salão paroquial de Ponte acolhe concerto de homenagem ao 25 de Abril

Redação
Cultura \ sábado, abril 13, 2024
© Direitos reservados
Iniciativa do CSRC de Campelos, ao abrigo do programa ExcentriCidade, o espetáculo “O canto da liberdade” realiza‐se na noite de 20 de abril, com cinco grupos a lembrarem a Revolução dos Cravos.

As evocações dos 50 anos do 25 de Abril também passam pela vila de Ponte, graças ao espetáculo “O canto da Liberdade”, promovido pelo Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos.

A partir das 21h00 de 20 de abril, um sábado, o salão paroquial de Ponte acolhe cinco grupos convidados – o Grupo de Teatro Amador de Campelos, “Os Quarta às Nove”, que evoca músicas de intervenção, Cavadinha, Academia Sénior Mais Vida e o dueto João e Édi para uma noite de 120 minutos com direção artística e técnica de Márcio Bravo. Constitui, no essencial, “uma homenagem ao passado carregada de futuro”.

“Há 50 anos, o povo juntou‐se e, em uníssono, sonhou e fez nascer a democracia. Tomando a música como agregadora de história e identidade, o CSRC Campelos chama à participação vários grupos da comunidade para que, a múltiplas vozes e instrumentos, se faça ouvir Liberdade”, refere a nota associada ao espetáculo.

Essa mesma nota refere que é preciso um “grito coletivo” e o florescer de “valores fraternos” numa “sociedade cada vez mais incendiária (e incendiada), tal qual cravo vermelho no cano de espingarda”.

O espetáculo realiza‐se ao abrigo do ExcentriCidade, programa de descentralização cultural da Câmara Municipal de Guimarães.