03 maio 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Muro caído na escola básica de Vieite já está a ser requalificado

Redação
Educacao \ quarta-feira, dezembro 20, 2023
© Direitos reservados
Obra de quase 90 mil euros arrancou em 13 de dezembro e estará concluída em março de 2024. A requalificação já estava contratualizada quando o muro caiu em outubro, na sequência da chuva e vento.

O muro de contenção de terras da Escola Básica de Vieite, em São Clemente de Sande, está a ser reconstruído desde 13 de dezembro na sequência do contrato firmado em 13 de setembro com as Construções Pardais – Irmãos Monteiros, que prevê uma obra de três meses, segundo um orçamento de 88.212,15 euros. A requalificação estará assim concluída em março de 2024.

A requalificação passa pela restituição da sua condição inicial, implicando a desmontagem e reconstrução de parte do muro de alvenaria de granito, com a adição de uma viga de betão armado na sua crista para redistribuição de cargas, mantendo o talude existente. Na face posterior, está previsto o reforço com a execução de um pedrapleno para fortalecimento do terreno na área, lê-se na nota da Câmara Municipal de Guimarães.

Num ponto específico, próximo ao canto nordeste do edifício da escola, será realizada uma contenção usando perfis metálicos cravados no solo e uma cortina de betão. Esta cortina, materializada numa viga de betão armado apoiada em poços de aduelas preenchidas com betão ciclópico, além de atuar por atrito lateral, transmitirá cargas verticais ligeiras em profundidade, reduzindo significativamente a carga sobre o muro.

Como parte do processo, serão aplicados módulos de gabião sobre o muro, permitindo a circulação pedonal em redor da escola. Esta intervenção, essencial para a segurança e estabilidade estrutural da Escola Básica de Vieite, está em curso para assegurar um ambiente escolar seguro e funcional para toda a comunidade educativa.

Em 14 de outubro, quando a sua requalificação já estava contratualizada, o muro desabou parcialmente.

Enquanto se aguarda a reconstrução, a turma do ensino pré-escolar que ocupava a sala mais próxima do muro está temporariamente no lar de idosos do Centro Social Cultural e Desportivo de Sande São Clemente, ao lado da escola. “Estão numa sala que foi cedida, com acesso independente e direto à escola, onde vão almoçar. A sala tem 24 alunos”, adiantou o presidente da União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande São Clemente ao Reflexo.