Jovens sobem ao palco na República Checa
Alunos portugueses, noruegueses e checos subiram ao palco em Vysoké Mýto, na República Checa, para apresentarem o resultado dos trabalhos desenvolvidos até ao momento no âmbito do projeto Erasmus+ Update Upskilling People, cujo objetivo é que os alunos se envolvam e interajam no domínio cultural.
Desde o ano letivo anterior, alunos e professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas têm desenvolvido atividades de intercâmbio que possibilitaram um maior e melhor conhecimento das diferentes culturas.
A primeira mobilidade aconteceu no passado mês de maio e reuniu na escola secundária da vila os diferentes intervenientes que tinham como objetivo começar a construir uma peça de teatro que possa servir de reflexão sobre alguns dos problemas sentidos pelos jovens na atualidade. Assim, foram lançadas as primeiras ideias e encenadas algumas situações que retratam problemas relacionados com bullying, com o uso excessivo das redes sociais, com distúrbios alimentares, dependências, saúde mental, imagem…
Durante esta segunda mobilidade, que decorreu entre os dias cinco e doze de novembro, os trabalhos prosseguiram para continuar a construção da peça de teatro. A escola anfitriã é uma escola vocacionada para as artes (música, teatro, pintura…) pelo que, ao longo da semana, houve também a possibilidade de participar em workshops de música e pintura. Além disso, foi possível visitar algumas cidades que se encontram na proximidade.
Estas experiências proporcionam aos jovens um contacto direto com diferentes vivências, permitindo-lhes desenvolver competências no âmbito da cidadania, do desenvolvimento pessoal e de comunicação.