27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Secundária das Taipas foi a finalista vencida do Torneio de Retórica

Redação
Educacao \ quarta-feira, novembro 08, 2023
© Direitos reservados
Liceu de Guimarães levou a melhor na final que decorreu na manhã desta quarta-feira no Teatro Jordão.

A Escola Secundária Martins Sarmento foi a grande vencedora da segunda edição do Torneio de Retórica de Guimarães, organizado pela ASMAV – Associação Artística Vimaranense em conjunto com a Câmara Municipal de Guimarães.

O palco da final foi uma vez mais o Teatro Jordão, que se encheu de alunos e comunidade escolar, sendo o tema do debate final, moderado por António Magalhães, a concordata entre o Estado Português e o Estado do Vaticano.

Levou a melhor a Escola Secundária Martins Sarmento, num debate em que teve como oponente a Escola Secundária das Taipas, sucedendo à Francisco de Holanda, vencedora da primeira edição.

O júri desta iniciativa foi composto por: Eva Machado e Fernanda Machado (ASMAV), Estrela Mendes (Câmara Municipal de Guimarães), Rúben Pereira (Associação de Debates Académicos da Universidade do Minho) e Emília Ribeiro.

Promovido pela Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Torneio de Retórica destina-se a alunos do 11.º ano de escolaridade. De acordo com a organização, a iniciativa procura aprofundar a eficiência da comunicação, estimular a atenção de quem ouve, incentivar o controlo das emoções e o pensamento criativo ou melhorar a gestão do tempo por quem intervém.