24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Inscrições abertas para o Dia da Floresta Autóctone 2020

Redação
Sociedade \ quinta-feira, outubro 22, 2020
© Direitos reservados
Vão decorrer visitas e atividades na Citânia de Briteiros, nos dias 24 de outubro e 14 de novembro com o propósito de assinalar o Dia das florestas Autóctones. A temática é “Bolota: o alimento do passado e do futuro” e pretende refletir na importância desse recurso e influência que pode vir a ter no futuro.

O Armazém da Bolota e a Sociedade Martins Sarmento fundiram-se num conjunto de atividades que pretendem celebrar o dia da Floresta Autóctone, assinalado no dia 14 de novembro. Através da temática “Bolota: o alimento do passado e do futuro”, estabeleceram um plano de atividades para os dias 17 e 24 de outubro, e 14 de novembro, que se estendem à comunidade.

A intenção desta data está na promoção e divulgação da importância da conservação das florestas. Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, o que representa uma mais valia efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.

Com as devidas regras e precauções, a iniciativa convida à inscrição de quem quiser visitar a Citânia de Briteiros, nos dias 24 de outubro e 14 de novembro, para a apanha da Bolota. A bolota é um alimento, rico em fibras, óleos vegetais, extremamente nutritivo, sem glúten e cujos compostos antioxidantes têm dado provas no tratamento de algumas doenças graves. E por isso, um potencial recurso para o futuro e que será analisado ao longo da atividade.

As inscrições são gratuitas, são consideradas por ordem de chegada, até ao limite dos lugares disponíveis e podem ser feitas através das seguintes ligações: 24 de outubro e 14 de novembro (abertura de inscrições a 2 de novembro).