26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hoje há L'Agosto, amanhã sabemos que também

Paulo Dumas
Cultura \ quinta-feira, agosto 10, 2017
© Direitos reservados
Três dias de muita música, com entrada livre, no Museu Alberto Sampaio em pleno centro histórico da monumental cidade de Guimarães. Kimi Djabaté, 10.000 Russos, Cave Story, Octa Push, entre outros, passarão à história no jardim do museu.

Começa esta quinta-feira, 10 de agosto, a primeira edição do festival L'Agosto, que ocupará o jardim do Museu Alberto Sampaio até sábado, 12. Entretanto, por ali passarão dez projetos que procuram ilustrar de uma forma transversal a criatividade na área da música urbana feita em Portugal.

Importa dizer que o L'Agosto é resultado de uma mutação, que teve origem no Passa À Praça, que ocupou em 2016 o Largo de Donães, também no centro histórico de Guimarães. No entanto, devido a incompatibilidades encontradas junto dos moradores, foi necessário procurar uma nova solução.

A programação e produção do evento estão a cargo da Elephante Music e do Estúdio Lobo, parceria que tem dado outros resultados, nomeadamente a Missa do Galo que tem acontecido uma vez por ano, na noite de dia de Natal.

As propostas para este dia inaugural passam por um conjunto de agrupamentos que aliam o seu som a uma certa ideia de exotismo. O músico Kimi Djabaté, originário da Guiné Bissau, trará até ao jardim do museu tonalidades que certamente se ajustarão a uma noite de verão.

O afro-blues em fusão permanente com outros géneros mais ou menos espirituais, que na sua Tabato natal se designam "griots". São pequenos contos baseados em histórias verdeiras ou lendas populares. Esta forma de blues caracterizam o álbum Karam, lançado já em 2009 e o mais recente Kanamalu, o terceiro álbum do músico com data de 2016.

Na mesma noite em que Kimi Djabaté tocam os vimaraneses El Rupe, que andam em fase de promoção do último disco Suite 3.14. A banda rumará a seguir até ao festival Vodafone Paredes de Coura. Para abrir a noite está escalado o duo luso-brasileiro Spicy Noodles, de Érika Machado e Filipa Bastos.

Segundo dia de L'Agosto destaque para 10.000 Russos - trio do Porto com o disco Distress Distress, lançado em abril último pela Fuzz Club. Jams hipnóticas, que nos fazem resvalar a  memória para os tempos em tons cinza e cores pastel do tempo da guerra fria. Tocam à meia-noite. Neste segundo dia tempo para ouvir Cave Story, Ganso e Ratere. Uma noite forte, portanto.

Dia derradeiro para a edição inaugural do L'Agosto. Os Octa Push trazem a lígua afiada para o que promete ser uma noite de bailarico no museu, ainda com White Haus e o Gringo Sou Eu a juntarem-se à festa.

Horários dos concertos

10 de agosto
23:00 • Kimi Djabate
22:00 • El Rupe
21:00 • Spicy Noodles

11 de Agosto
00:00 • 10.000 Russos
23:00 • Cave Story
22:00 • Ganso
21:00 • Ratere

12 de agosto
00:00 • Octa Push
23:00 • White Haus
22:00 • O Gringo sou eu