19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Gualterianas em versão adaptada: concertos, artesanato e painel comunitário

Redação
Sociedade \ quarta-feira, julho 21, 2021
© Direitos reservados
As seculares Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas em Guimarães desde 1906 em honra de São Gualter, adaptam-se pelo segundo ano consecutivo.
O programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2021 tem início no dia 22 de julho (quinta-feira), às 18h, no Largo do Trovador, com a cerimónia de inauguração do “Painel Comunitário de Azulejos”, um projeto de comunhão entre a cidade e os seus munícipes, com a temática Gualterianas, desenvolvido por Nuno Machado e acolhido pelo Município de Guimarães no âmbito do programa “Projecta! Cria! Participa!”. Este painel colaborativo, constituído por 714 azulejos, é assim realizado pelos habitantes do concelho e por todos os que o estimam, com a garantia de que a eles pertence.

O segundo dia das Festas (23 de julho) é marcado pela abertura da XXIII Feira de Artesanato de Guimarães, às 17 horas, no jardim da Alameda de São Dâmaso, que este ano conta com 28 stands que representam a mostra de um grande conjunto de obras de artesãos e artesãs de Guimarães e de várias regiões do país, podendo ser visitada gratuitamente, até ao limite da lotação do espaço, das 15h00 às 21h00, até ao dia 2 de agosto. Também neste dia, na sequência do jardim da Alameda de São Dâmaso, a exposição “Floresta Criativa”, organizada pela Associação Artística da Marcha Gualteriana, pode ser conhecida a partir das 17h30.

A sexta-feira, 30 de julho, será brindada com dois momentos musicais e a abertura de outra exposição. A exposição “20 anos Guimarães Património Mundial”, também com organização da Associação Artística da Marcha Gualteriana, revela-se a partir das 18h00 no Largo do Toural. Um pouco depois, às 19h30, no CCVF, o público é presenteado com o espetáculo encabeçado pela dupla Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco. Às 21h00 deste dia, é chegada a vez do TetrAcord'Ensemble preencher a Igreja de S. Francisco com a sua música, sendo a entrada no espaço realizada por ordem de chegada e até ao limite da sua lotação. Este coletivo constituído por cinco jovens vimaranenses – Sandra Azevedo (soprano), Marisa Oliveira (contralto), Leonel Gomes (tenor), Guilherme Moreira (baixo) e Simão Neto (piano) –, formado em 2016, caracteriza-se pela sua versatilidade e irreverência na escolha de repertório, que abrange géneros muito distintos, o que lhe tem permitido atuar nos mais diversos e referenciados palcos a nível nacional, sendo capaz de transmitir fortes emoções e contagiar todos os seus ouvintes proporcionando uma viagem pelo mundo da música.

No sábado (31 de julho), de volta ao CCVF, surgirá em palco aquela que é considerada uma das mentes mais brilhantes da canção pop-rock portuguesa – Miguel Araújo – ao lado da Orquestra de Guimarães. Em janeiro deste ano, lançou “Peixe Azul”, um álbum onde, além da voz, Miguel Araújo se ocupa de todos os instrumentos. Para as Gualterianas, Miguel Araújo preparou um concerto que terá a participação da Orquestra de Guimarães.

O penúltimo dia das Gualterianas (1 de agosto, domingo) arranca às 12h30 na Igreja de S. Francisco com as tradicionais Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter, seguindo-se pelas 17h30, no Largo da Fonte Santa, o Momento Solene com oração e música sacra, em dois momentos organizados pela Irmandade de S. Gualter / Venerável Ordem Terceira S. Francisco. Às 19h30, tem lugar o primeiro de dois concertos levam ao maior palco do CCVF duas amplas formações musicais históricas com largos percursos artísticos. A Banda Musical das Caldas das Taipas – apresenta-se ao público neste dia no Centro Cultural Vila Flor. 

No derradeiro dia das Festas da Cidade e Gualterianas 2021, segunda-feira, 2 de agosto, eleva-se em palco a reconhecida Banda Musical de Pevidém, naquele que é o último dos concertos desta edição, a acontecer no CCVF.