Festa de São Pedro terá "apoio extra" de 2500€ da Câmara devido às obras
A Comissão de Festas dar Vida à Vila vai receber 10 mil euros por parte da Câmara Municipal de Guimarães para a realização das Festas da Vila e São Pedro deste ano, sendo que parte deste montante trata-se de um apoio extraordinário “pelos constrangimentos impostos pelas obras”.
Este reforço do subsídio acontece também em Serzedelo, que a exemplo do que acontece nas Taipas está a ser alvo de obras de beneficiação. No caso das Taipas, a comissão de festas viu ser-lhe atribuído o subsídio de 7500 euros, ao qual acresce 2500 euros de apoio extraordinário.
“Os apoios extraordinários atribuídos à Festa das Cruzes de Serzedelo e à Festa de São Pedro de Caldas das Taipas justificam-se pela necessidade de reforçar o apoio às respetivas organizações pelos constrangimentos impostos pelas obras que decorrem nos centros cívicos daquelas freguesias, reduzindo a instalação de divertimentos e outras estruturas de prestação de serviços e a procura por parte do público, com a consequente perda de receita", pode ler-se na agenda da reunião de câmara.
Na lista de apoios que vai a discussão e votação por parte da vereação, consta ainda um apoio de 1500 euros para a Organização Carnavalesca Taipense. “Os subsídios deliberados serão processados após requerimento das entidades interessadas”, pode ler-se na nota, sendo acrescentado que “os pagamentos só serão efetuados após prova documental, por parte das entidades beneficiárias, da respetiva constituição pública (escritura notarial, estatutos e publicações obrigatórias), bem como de evidências de realização da Festa”.
Ao todo, a Câmara Municipal de Guimarães prevê atribuir um total de 171 700 euros para a realização e festas de interesse para o concelho.