26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Estamos todos convidados para este passeio californiano ao ritmo de Jubilee

Pedro C. Esteves
Cultura \ segunda-feira, maio 17, 2021
© Direitos reservados
Primeiro avanço do novo projeto de José Manuel Gomes é uma ode à cultura dos anos 80. Os teclados são protagonistas no novo single. O EP Crush! sai dia 02 de julho.

Palmilhar o paredão de Venice Beach, em Los Angeles, nos anos 80, num dia solarengo de agosto enquanto as conversas, os rádios, as ondas, afundam-se no som nu-disco e retrowave que expele uma boombox. Se fosse preciso encapsular a inspiração do novo single de Jubilee, o mais recente projeto do músico taipense José Manuel Gomes, o cenário não andaria longe do descrito.

“Nasci em 1986, as memórias que eu tenho são muito remotas, mas na música, no cinema, na literatura e moda fui vendo referências a essa década que me fascinavam”, explica o também baterista da banda This Penguin Can Fly. E essas referências estão espalhadas no primeiro avanço do EP Crush!, a lançar a 02 de julho. Em Sunflare, os teclados, as batidas, os samples – e até o videoclip – ilustram paisagens "onde deambulam pensamentos, pessoas, cenários, máquinas de arcada e referências cinematográficas da década de 80", descreve a Bazuuca, promotora cultural e responsável pela agenciamento.

José Manuel Gomes contou com a ajuda de Márcio Ferreira, baixista dos “Pinguins”, na mistura; mas tudo o resto é resultado de auto-didatismo. “ É um projeto completamente disruptivo em comparação ao que tenho [com os This Penguin Can Fly], é uma coisa minha, queria arriscar, e não tornar o confinamento inútil. Nunca tinha aberto um programa de produção, tive que criar tudo”, explica.

As guitarras deram lugar aos teclados e o resultado é um som de verão, distante dos post-rock a que nos habituou a banda vimaranense. Este ano também vai trazer novidades para a banda composta por José Manuel Gomes, Márcio Ferreira e Miguel Azevedo. Depois do verão, há novo disco. O trabalho vai interromper o hiato de quatro anos sem nova música da banda.

Fotografia: © João Teixeira