27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

ESCT acolhe protocolo de centros tecnológicos.Ministro na agenda provisória

Tiago Dias
Educacao \ quarta-feira, abril 19, 2023
© Direitos reservados
Cerimónia de criação de centros em cerca de 350 escolas do país realiza-se a 03 de maio, nas Taipas. Presença do ministro da Educação, João Costa, é possível, mas ainda incerta.

Depois de aprovada a candidatura para a criação de um centro tecnológico especializado industrial nas suas instalações, no final do ano passado, a Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) já sabe que vai receber a cerimónia de assinatura dos contratos para os novos centros tecnológicos que vão surgir em cerca de 350 escolas do país, no dia 03 de maio, uma quarta-feira.

A “agenda provisória” da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) indica a possibilidade de o ministro da Educação, João Costa, marcar presença na sessão, mas o diretor da ESCT avisa que, para já, nada é oficial. “A escola não tem ainda indicação oficial de quem participará no evento do dia 03. Na agenda provisória, está indicada a possibilidade de estar presente o ministro da Educação. Não sabemos se se confirmam as presenças do ministro da Educação ou do senhor Primeiro-Ministro. Não recebemos ainda qualquer informação sobre os painéis do evento”, avisa Celso Lima.

O responsável educativo vincou ainda que o projeto orçado em 1,7 milhões de euros vai beneficiar a ESCT em “várias áreas”. “Tem a ver não só com o acrescento em oferta formativa. Também vai qualificar recursos em diversas áreas e olhar para o território e responder às suas necessidades em termos empresariais”, salienta.

Em dezembro de 2022, a Junta de Freguesia de Caldelas informou que o projeto inclui “aquisição de equipamentos de apoio à prática educativa de cursos profissionais e requalificação de espaços e oficinas”.

Já a criação de centros tecnológicos especializados insere-se numa estratégia de modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional.