18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Escola EB 2,3 das Taipas não abrirá na Páscoa

Manuel António Silva
Sociedade \ sexta-feira, fevereiro 22, 2019
© Direitos reservados
Quem o afirma é Mario Rodrigues, Diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, com quem trocámos algumas impressões sobre este e outros assuntos relacionados com o novo equipamento escolar da vila das Taipas.

Na sequência da visita realizada, na passada terça-feira, pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, à nova Escola EB 2,3 das Taipas, continuou no ar a possibilidade da nova escola poder abrir no início do 3º período escolar.

Domingos Bragança, apesar de vaticinar a sua abertura para o início do próximo ano letivo, deixou uma palavra nessa decisão à Comunidade Escolar.

Mário Rodrigues, Diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, desfaz as dúvidas e admite que o Concurso a abrir pela Câmara Municipal de Guimarães para a implementação de todo o sistema informático que servirá esta nova infraestrutura escolar, a sua adjudicação e execução, não ficarão concluídos antes do início do 3º período.

Apesar de todo o mobiliário respeitante às salas de aulas já estar na nova escola, sem esta questão do sistema informático resolvida, que Mário Rodrigues considera como condição “básica” para o bom funcionamento do estabelecimento escolar, a Direção da Escola entende não estarem reunidas as condições mínimas necessárias para que a mesma entre em funcionamento. “Não estando cumpridos esses requisitos, não vamos na Páscoa, como não iremos em setembro se as coisas não estiverem concluídas a esse nível” conclui Mário Rodrigues considerando, no entanto, que este será um cenário que “não quero sequer imaginar. Nem nos meus piores sonhos”.

Numa conversa mantida com o Reflexo, a publicar com mais detalhe na edição de março do jornal Reflexo, Mário Rodrigues aborda esta questão, bem como outras de não menos importância, relacionada com o novo equipamento escolar das Taipas. Uma obra que considera “grandiosa, bonita e funcional”.