02 julho 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ernesto Soares vai ser condecorado com Medalha de Mérito no 24 de junho

Redação
Cultura \ sexta-feira, junho 17, 2022
© Direitos reservados
O bombeiro abandonou o serviço este ano. Município destaca "uma vida de abnegada dedicação ao próximo, feita de competência, responsabilidade e compromisso".

A proposta de atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a Teresa Gama Brandão (Mérito Social), Jorge Nascimento (Mérito Cultural), Ernesto Soares (Mérito Humanitário) e Vasco Silva de Faria (Mérito Artístico), no âmbito das Comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal, será deliberada na reunião de Câmara da próxima segunda-feira, 20 de junho.

Nascido em 1957, em Vieira do Minho, Ernesto Soares dedicou mais de 47 anos, de bons e efetivos serviços, aos Bombeiros Portugueses. Alistado no Corpo de Bombeiros de Caldas das Taipas desde agosto de 1973, ali foi percorrendo os sucessivos graus da carreira, desde bombeiro de 3ª, passando por Subchefe, Chefe, Ajudante do Comando e 2º Comandante, assumindo em diversos períodos as funções de Comandante em regime de substituição, o último dos quais em 2021 e 2022. "Após toda uma vida de abnegada dedicação ao próximo, feita de competência, responsabilidade e compromisso, abandonou o ativo em 2022, aguardando-se para breve a sua merecida passagem ao Quadro de Honra", dá conta o texto que acompanha a proposta.

A proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, atende aos relevantes contributos para Guimarães das personalidades em apreço, por verificar os pressupostos de excecionalidade previstos no Regulamento de Atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais, ou seja, o reconhecimento de relevantes serviços prestados à comunidade vimaranense, ao país ou à humanidade cujos méritos sejam considerados extraordinários.

A Medalha de Mérito Municipal compreende o grau ouro e destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se distingam pelo seu significativo contributo em áreas específicas de atividade – social, humanitária, empresarial, cultural, científica, cívica, desportiva, política ou outras – de que advenham assinaláveis benefícios para o prestígio e notoriedade do Município, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, para a honra da sua história ou para o seu desenvolvimento futuro.

A sessão solene está agendada para o dia 24 de junho, às 18h30, no Campo de São Mamede, no âmbito das Comemorações do Dia Um de Portugal