26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Corpo ativo dos bombeiros homenageou Ernesto Soares: cessa funções domingo

Bruno José Ferreira
Sociedade \ quinta-feira, abril 28, 2022
© Direitos reservados
Corporação taipense celebra 135 anos de história no próximo domingo. Será o último dia no ativo do 2.º Comandante Ernesto Soares, que está neste momento no comando.

Ernesto Soares, 2.ª Comandante dos Bombeiros das Taipas, vai deixar o ativo no próximo domingo, dia em que a associação celebra 135 anos de história. Bombeiro desde 1975, Ernesto Soares, natural de Vieira do Minho, deixa para trás uma carreira de mais de 47 anos ao serviço da corporação taipense.

A comissão de serviço de Ernesto Soares terminou no final de fevereiro, mas o 2.º Comandante decidiu ficar por um maior período de tempo, entendo que esta é a melhor altura para cessar funções.

No último sábado foi homenageado pelo corpo ativo de bombeiros com um jantar no quartel, uma ação surpresa para assinalar a saída de Ernesto Soares. No referido jantar foi reproduzido um vídeo de homenagem a Ernesto Soares.

Atualmente Ernesto Soares está a comandar o corpo ativo de bombeiros, sendo a terceira vez que assume interinamente o comando da corporação. Segundo a hierarquia dos bombeiros, até que seja determinado o novo comandante, que tal como o Reflexo anunciou será Hugo Torrinha, será o Adjunto de Comando João Paulo Gomes a liderar o corpo ativo. (Veja a entrevista de Ernesto Soares ao Reflexo, publicada em outubro)

 

Aniversário no próximo domingo: programa com várias iniciativas

Tal como referido, no próximo domingo os Bombeiros das Taipas assinalam o seu 135.º aniversário, sendo que o programa contempla várias iniciativas. Às 8 horas há o tradicional hastear das bandeiras, seguindo-se depois a romagem ao cemitério. Às 9 horas tem lugar a Missa Solene na Igreja Matriz, sendo que a partir das 10h30 terão lugar as condecorações  e a Sessão Solene, no quartel dos bombeiros.