25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Edição especial com a transcrição do debate

Redação
Freguesias \ quinta-feira, outubro 08, 2009
© Direitos reservados
Mais 4h de debate integralmente transcritas para papel. Trabalho que procura retratar o debate sob uma outra perspetiva, complementar à que foi publicada em papel pelo jornal REFLEXO. Para esmiuçar.

O REFLEXO publicou na edição número 160, de Outubro de 2009, a edição jornalística do debate organizado a propósito das eleições autárquicas.

Tratou-se de um trabalho de edição, para a publicação em quatro páginas do jornal, onde foi seleccionado o que do ponto de vista jornalístico e para o Corpo Redactorial, seria mais interessante.

Apresentamos agora, exclusivamente online, um documento com a transcrição integral do debate, com base no qual foi feito o trabalho de edição publicado no jornal.

O debate teve a duração de mais de quatro horas 3.43 horas, se contarmos apenas o tempo em que os candidatos usaram da palavra.

Trata-se de um documento que valerá a pena guardar, não só pelo que foi dito, cuja parte mais importante foi já publicada em papel no jornal, mas também porque se procurou manter, tanto quanto possível, a fidelidade ao que se passou durante aquelas quatro horas.

Por exemplo, foram mantidas algumas expressões que foram entretanto omitidas no trabalho de edição. Foram corrigidas algumas incorrecções gramaticais, normais no discurso oral. É possível também analisar as diferenças daquilo que será um trabalho jornalístico e uma simples transcrição.

Esmiúce-se então o debate
Autárquicas 2009 - O Debate em Caldelas