25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Descobertas novas gravuras rupestres na Citânia de Briteiros e no Castro Sabroso

Redação
Cultura \ segunda-feira, setembro 21, 2020
© Direitos reservados
A Sociedade Martins Sarmento, juntamente com a Universidade do Minho, descobriu novas gravuras rupestres nos Montes de S. Romão e do Coto de Sabroso, nas freguesias de São Salvador de Briteiros e Sande São Lourenço.

Dando seguimento às diretrizes deixadas por Martins Sarmento, num estágio de campo realizado conjuntamente entre Sociedade Martins Sarmento (SMS) e o Departamento de História da Universidade do Minho (DHUM), foram feitos estes achados.

“Apesar das dificuldades relacionadas com o coberto arbóreo e arbustivo dos terrenos, ainda assim, foi possível descobrir 11 novos sítios com gravuras rupestres, principalmente nas vertentes sudeste e sudoeste do Monte do Coto de Sabroso (9), na área do Castro de Sabroso (1) e na área da Citânia de Briteiros (2)”, dá conta a SMS.

“As gravuras rupestres agora descobertas revelaram um reportório iconográfico de grande diversidade e originalidade, como é caso de representações de equídeos e de um serpentiforme. Foram ainda descobertas novas estações de arte atlântica, com distintos motivos circulares, onde se inclui um labirintiforme, além de gravuras de simbologia cristã”, é acrescentado.

A SMS reforça a necessidade de preservar este património, quer para valorizar a arqueologia do concelho quer pelo atrativo que se pode constituir a nível pedagógico e também turístico. Esta entidade acredita que muitos sítios relatados por Martins Sarmento poderão correr perigo de destruição.