03 fevereiro 2023 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Depois da Taça, a liga: taipense Vanessa Marques é campeã da Hungria

Hugo Marcelo
Desporto \ quinta-feira, maio 27, 2021
© Direitos reservados
Na primeira época ao serviço do Ferencváros, da Hungria, a taipense fez a dobradinha ao sagrar-se vencedora da Taça da Hungria e do campeonato húngaro

A época de estreia de Vanessa Marques fora do país foi de sonho. Depois de quatro anos ao serviço do SC Braga, a futebolista anunciou, em junho de 2020, a saída do clube que capitaneou para se aventurar, pela primeira vez, numa liga estrangeira. Mudou-se para a Hungria, vestiu o verde do Ferencváros e, por enquanto, só conhece o sabor do triunfo.

No início de maio, a equipa da taipense venceu por 5-1 ao Astra e conquistou o primeiro troféu da temporada. Na final, Vanessa Marques alinhou de início e fez uma assistência para o clube conquistar, pela sexta vez, a Taça da Hungria.

Para fechar o mês, a centrocampista acrescentou o campeonato húngaro ao palmarés. Na tarde de ontem, 26 de maio, o Ferencváros, 2.° classificado da fase regular, defrontou e venceu o MTK Hungária FC, 1.° classificado da fase regular, para consumar o título.

 

 

O campeão foi apurado numa fase a duas mãos e as águias verdes levaram a melhor nas duas ocasiões. O primeiro jogo aconteceu na casa do MKT e as forasteiras venceram por 0-3. Faltava apenas vencer em casa. Assim foi. A jogar em casa, com a tranquilidade da vantagem, o Ferencváros venceu por 3-2 e sagrou-se novamente campeão da Simple Women's League, o campeonato húngaro. Foi a quarta vez que o clube de Budapeste venceu o título (feito que aconteceu em 2015, 2016 e 2019).

Para além destes dois títulos, a internacional portuguesa já conta com um palmarés muito rico: ao serviço do SC Braga, venceu a Liga BPI em 2018/2019 - época em que se destacou ainda como melhor marcadora da competição ao apontar 29 golos -, a Taça de Portugal em 2019/2020 e a Supertaça em 2018.