19 janeiro 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Das Taipas para o concelho exaltou-se liberdade. NE25A interrompe atividade

Redação
Cultura \ quarta-feira, dezembro 01, 2021
© Direitos reservados
Não podendo viver no "fio da navalha", o Núcleo de Estudos 25 abril decidiu interromper a sua atividade anual.

O Núcleo de Estudos 25 de abril (NE25A), movimento que desde 2009 se dedica aos valores da Democracia e da Cidadania, desenvolvendo as suas atividades com jovens de todos os níveis de ensino, interrompeu as suas atividades de cariz anual.

Iniciado nas Taipas, tendo Amadeu Faria como coordenador, este movimento desenvolveu nos últimos anos várias atividades, interagindo com escolas de todo o concelho através de debates, palestras e várias atividades que trouxeram a Guimarães individualidades reconhecidas na intervenção democrática.

Contudo, as atividades anuais “que já se estavam a tornar um saudável hábito para as comunidades” segundo missiva assinada por Amadeu Faria enviada às redações, “não podem continuar a ser organizadas num fio de navalha, cada vez mais fino e cada vez mais instável”. 

“Muito fizemos abrigados neste chapéu protetor que é o Núcleo de Estudos 25 de abril. Mas sentimos ser a hora de fazer uma paragem! Todos os projetos têm o seu início, meio e fim... e é chegada a hora de interrompermos as atividades de cariz anual deste projeto. Orgulhamo-nos de não ter terminado no ano em que se iniciou a pandemia, nem sequer no ano de 2020, com todas as condicionantes ainda existentes. Num ano em que tivemos momentos que nos levaram a pensar se valia a pena, os membros do NE25A chegaram à conclusão que...vale sempre a pena lutar pela democracia e pela liberdade; mas que a interrupção das atividades de cariz anual e que já se estavam a tornar um saudável hábito para as comunidades, não podem continuar a ser organizadas num fio de navalha, cada vez mais fino e cada vez mais instável”, aponta o NE25A.