20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

O "4 comunidades" quer unir escolas a norte do concelho para celebrar Abril

Redação
Sociedade \ sexta-feira, janeiro 13, 2023
© Direitos reservados
O projeto vai levar trabalhos de alunos a várias escolas do concelho numa lógica itinerante. É um "aquecer de motor" para 2024, ano em que a Revolução de Abril faz 50 anos.

Um projeto gizado por quatro professores quer pôr alunos de várias escolas a norte do concelho a pensar a Revolução de Abril e a democracia. O "4 comunidades" acontece este ano e o intuito passa por apresentá-lo também em 2024, ano em que a revolução faz 50 anos.

Os alunos vão desenvolver trabalho em conjunto para depois apresentá-lo numa exposição itinerante que vai percorrer todas as escolas do projeto: integram o "4 comunidades" estabelecimentos de ensino do AE de Briteiros, Taipas, Arqueólogo Mário Cardoso e a Escola Secundária de Caldas das Taipas.

Os agrupamentos já fizeram propostas e Amadeu Faria, um dos proponentes do "4 comunidades", nota que se está a "apostar muito". "Já fizemos uma análise e na última reunião fiquei bastante contente", diz. O objetivo final é mostrar os trabalhos dos alunos num espaço nobre de Guimarães no início de maio.

Para o ano, a Revolução faz 50 anos. Data "emblemática e simbólica", diz Amadeu Faria, e, "com cautela", o docente vê na inicativa deste ano um "aquecer de motor" para o devir.