25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: deputados do PS questionam Governo sobre a reabertura das termas

Redação
Sociedade \ quinta-feira, maio 21, 2020
© Direitos reservados
Deputados do Partido Socialista (PS), entre os quais se encontra o presidente da Junta de Freguesia de Caldelas Luís Soares, questionaram o governo sobre a reabertura dos estabelecimentos termais.

A questão foi colocada à Ministra da Saúde e também ao Ministro de Estado da Economia e das Transição, sendo que os socialistas interpelaram estas duas entidades sobre as normas da DGS, caso existam, em que estes estabelecimentos poderão retomar a sua atividade.

As questões levantadas devem-se, no entender dos deputados, à situação de “total inatividade” em que as instâncias termais se encontram. Recorde-se que a Taipas Termal encerrou muitos dos seus serviços e recorreu ao lay-off para “salvaguardar a liquidez” da cooperativa.

“Para quando está prevista reabertura e o funcionamento dos estabelecimentos termais”, questionam os socialistas, acrescentando se “está elaborado algum quadro normativo para essa reabertura e funcionamento devidamente validado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), sob proposta conjunta da Associação Termas de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia e pela Ordem dos Médicos”.

Luís Soares destaca o papel preponderante destas valências no desenvolvimento regional e do turismo. “Não podemos ignorar o papel e o impacto que a atividade termal tem no desenvolvimento regional, no turismo (também de saúde) e na coesão territorial”, revelou o presidente da Junta de Freguesia de Caldelas no desempenho das suas funções de deputado.