18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: Conselho Consultivo para a Economia do município reuniu por videoconferência

Redação
Sociedade \ terça-feira, março 31, 2020
© Direitos reservados
Tal como estava previsto, o Conselho Consultivo para a Economia recentemente criado pela Câmara Municipal de Guimarães reuniu na tarde desta segunda-feira por videoconferência para estudar medidas de mitigação da crise económica resultante da Covid-19.

Contando com a presença de empresários dos setores mais representativos da economia local, de responsáveis de instituições de ensino, associações e centrais sindicais, o presidente do município ouviu diversas opiniões, tendo sido expostos os problemas como que se deparam os vários setores da economia local.

Recorde-se que António Cunha, ex-Reitor da Universidade do Minho, é o presidente Executivo do Gabinete de Crise para a Economia, tendo na reunião elencado os desafios que se adivinham a curto e a médio prazo para a economia.

Algumas dessas medidas são: criação de um Quiosque Eletrónico que permita a venda online para comércio e restauração, apoio a micro e pequenas empresas, fabrico de equipamentos e dispositivos médicos e criação de um canal preferencial com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Dada a convergência generalizada no que à preocupação económica diz respeito, António Cunha referiu no final da reunião ter “agora ideias muito mais claras das necessidades da comunidade”.

Domingos Bragança deu conta da intenção do município participar afincadamente junto das empresas, referindo que serão realizadas reuniões com frequência. “Os grupos setoriais reunirão com a frequência adequada à tomada de decisões e à sua implementação efetiva”, frisou.