20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: CDS exige instalação de um laboratório de testes em Guimarães

Redação
Sociedade \ sábado, março 21, 2020
© Direitos reservados
A Comissão Politica Concelhia do CDS emitiu um comunicado no qual exige “maior proatividade no combate ao vírus” Covid-19 à Câmara Municipal de Guimarães. Entre as medidas impostas está a instalação de um laboratório de testes no concelho.

“À semelhança de outras cidades, como Porto, Cascais, Braga, V.N. Gaia, o CDS exige que a Camara Municipal de Guimarães tome medidas concretas de proteção dos seus cidadãos e instale um laboratório de testes COVID-19 que permita um rastreio muito alargado da população”, pode ler-se no referido comunicado.

No entender do CDS de Guimarães a pandemia pela qual o país e o mundo estão a atravessar trata-se do “maior desafio sanitário dos tempos contemporâneo”, obrigando, por isso, a que sejam tomadas “medias exigentes de combate”.

Por esse motivo, o partido entende que diagnosticar precocemente o vírus é fundamental. “Tem sido observado em países com maior sucesso a esta pandemia, como Taiwan, Coreia do Sul, Macau e, igualmente, Alemanha que o diagnóstico precoce do COVID-19 reduz, substancialmente, as cadeias de transmissão, a patogenicidade e a mortalidade, por um diagnóstico precoce”, alertam.

Com base nestes pressupostos, exortando a forma ativa como os municípios têm olhado pelos seus cidadãos, dando como exemplo a continua desinfeção dos espaços públicos, o CDS pede mais ao nível do rastreio à população.