25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: António Cunha é o presidente executivo do Gabinete de Crise para a Economia do município

Redação
Sociedade \ quinta-feira, março 26, 2020
© Direitos reservados
O ex-reitor da Universidade do Minho António Cunha aceitou o convite de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, para presidir o Gabinete de Crise para a Economia recentemente criado pelo município.

De forma a acelerar o processo de discussão deste importante tema, realiza-se na próxima segunda-feira uma reunião, por videoconferência, com o Conselho Consultivo para a Economia. A referida conferência, denominada “Pandemia e crise económica”, realiza-se às 15h30.

Na ótica do autarca este gabinete será uma alavanca fundamental para a economia. “Este Gabinete de Crise, com a liderança executiva do Professor António Cunha, será uma alavanca fundamental para a coordenação de todos os esforços, europeus, nacionais e locais, para o relançamento da economia do nosso território concelhio. Partirá, na sua constituição, de múltiplos olhares sobre esta situação pandémica que vivemos. Este Gabinete de Crise terá a competência de avaliar, reavaliar, passo a passo a situação da pandemia nas suas múltiplas dimensões: saúde, social, comunitária, sendo que todas vão desembocar no estado da economia e vão condicionar o futuro de todos. Acompanhará ainda todas as medidas do governo e da União Europeia, propondo-lhes ajustamentos e novas medidas, criando sinergias locais que permitam aos Vimaranenses conseguir captar estes apoios para em conjunto resistirmos ao presente e, planearmos, prepararmos, o futuro. Terá ainda a função de propor ao município medidas adicionais, locais, nos casos onde não haja resposta central ou esta seja manifestamente insuficiente”, refere Domingos Bragança.

Debater o impacto económico da pandemia Covid-19 é então o objetivo deste órgão, que pode ser alargado no âmbito regional de forma a beneficiar as empresas dos mais diversos quadrantes da região.