24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Covid-19: António Costa apela ao envolvimento de todos na "luta pela nossa sobrevivência"

Redação
Sociedade \ sexta-feira, março 13, 2020
© Direitos reservados
O Conselho de Ministros reuniu esta quinta-feira tendo em conta a necessidade “urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19”, decretando uma série de normas de contingência tendo como missão “assegurar o tratamento da doença no Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de um regime legal adequado a esta realidade excecional”.

Em comunicado, são destacadas várias medidas para garantir o estado de prontidão do SNS, como suspensão dos limites de trabalho extraordinário, simplificação da contratação ou contratação de médicos aposentados.

Foram ainda adotadas medidas de apoio à proteção social dos trabalhadores através do apoio financeiro aos trabalhadores que tenham de ficar em casa a acompanhar os filhos, em virtude do encerramento das escolas.

Destaque também para as medidas de cariz económico, tendo em vista o apoio à tesouraria das empresas e também a proteção dos postos de trabalho com a criação e linhas de crédito específicas para o efeito.

A nível da organização e funcionamento de serviços, foi proibido o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto residentes em Portugal, e, entre outras medidas, os centros comerciais e supermercados vão estabelecer limitações de frequência para assegurar possibilidade de manter distância de segurança.

O comunicado termina com o anúncio de que o Ministério da Administração Interna (MAI) e o Ministério da Saúde (MS) vão declarar durante esta sexta-feira o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Parte destas medidas foram anunciadas em primeira mão pelo primeiro ministro António Costa, em conferência de imprensa apos ter reunido com os líderes de todos os partidos. Uma das frases fortes de António Costa foi pedir o envolvimento de todos. “Esta é uma luta pela nossa sobrevivência”, disse.

Veja o comunicado do Conselho de Ministros na íntegra. 

Conferência de Imprensa do Conselho de Ministros, 13 de março de 2020: