19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Cooperativa Castreja assinala Dia Mundial da Diabetes

Paulo Dumas
Sociedade \ quinta-feira, novembro 15, 2018
© Direitos reservados
Várias atividades decorrerão durante a manhã de domingo, 18 de novembro, em torno dos comportamentos de prevenção e mitigação dos efeitos da doença, que em Portugal é responsável direto na vida de mais de um milhão de indivíduos.

Para assinalar a data do Dia Mundial da Diabetes, a Cooperativa Castreja está a organizar uma jornada em torno do tema da doença, com a realização de rastreios, workshops e sessões de atividade física. A concentração está marcada para as 9 horas de domingo 18, no Polidesportivo do Parque de Lazer das Taipas.

A organização do evento está a receber inscrições, que têm um valor de participação de 2 euros. A inscrição inclui o kit de participação nas atividades, ao acesso aos rastreios de saúde e à degustação de lanches saudáveis.

Depois de uma aula de zumba, marcada para as 9h30, partirá a caminhada, que tem uma extensão de 4kms, com destino na Loja Solidária da Cooperativa Castreja, localizada nas antigas instalações da Escola de Real, na freguesia de Briteiros (Sto. Estêvão).  A organização assegura o transporte de regresso até ao parque de lazer das Caldas das Taipas.

As inscrições poderão ser efetuadas nas juntas de freguesia da Cooperativa Castreja e na loja solidária da instituição. Também nos agrupamentos de escolas de Briteiros e das Taipas e no ginásio Estúdio 4. É possível fazer as inscrições no próprio dia, no polidesportivo.

A diabetes é um aumento anormal dos níveis de açúcar no sangue (glicemia), devido ao mau funcionamento do pâncreas. O Dia Mundial da Diabetes foi instituído em 1991 pela Federação Internacional para a Diabetes. Desde então, o dia 14 de novembro tem sido marcado por diversas iniciativas que lembram a gravidade da presença da doença, que em Portugal assume proporções preocupantes.