22 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Conferência/Debate - "Vilas de Guimarães, que futuro?"

Redação
Freguesias \ quarta-feira, setembro 21, 2005
© Direitos reservados
Rui Vitor Costa - Candidato à Câmara de Guimarães pelo PSD - participou, nas Taipas, numa Conferência/Debate, com os 9 cabeças de lista do partido à vilas do concelho.

A Escola E. B. 2/3 das Taipas, foi palco no passado dia 19 de Setembro, duma Conferência/Debate - Vilas de Guimarães, que Futuro?, contando com a participação dos 9 candidatos do PSD às vilas do concelho e do cabeça de lista à Câmara, Rui Vitor Costa.

A Constantino Veiga, candidato do partido às Taipas, como anfitrião da iniciativa, coube-lhe abrir as hostilidades. Depois duma breve referência aos principais pontos do seu programa eleitoral, aproveitou a oportunidade para lançar algumas farpas relativamente ao tratamento que a vila das Taipas tem tido por parte do executivo municipal. Aliás, os que se lhe seguiram, fizeram questão de reforçar isso mesmo. O desinvestimento que, na opinião de quase todos, se tem verificado por parte da Câmara de Guimarães nas freguesias do concelho, em geral e nas vilas, em particular.

Numa sessão de decorreu durante cerca de duas horas e meia e com a sala bem composta, Rui Vitor Costa, foi o último a referir-se ao tema central da Conferência/Debate, depois de ouvir atentamente o que os seus colegas partidários foram dizendo e quetionando. Na sua intervenção, não deixou de referir, à semelhança doutras intervenções públicas que tem tido, o estranho adormecimento de António Magalhães relativamente a confrontos e debates públicos quer com ele, quer com qualquer um dos outros candidatos à Câmara Municipal.

Seguiu-se, na sua intervenção, uma apresentação sumária do programa do PSD à Câmara, donde destacou a descentralização de competências para as juntas de freguesia e o poder das vilas como importantes polos de desenvolvimento social, entre outros.

Durante a sua intervenção foi estabelecendo alguns paralelos entre algumas medidas, que nos últimos anos o PSD foi propondo à Câmara, constantemente chumbadas pela maioria socialista e que agora, conforme foi constatando, aparecem como prioridades no programa eleitoral do PS. Na sua opinião, quando o PS propõe no seu programa eleitoral: "continuar a política de delegações de competências nas Juntas de Freguesia"; "continuar a recuperação e qualificação dos centro cívicos das vilas e freguesias", por exemplo, questiona: propõem-se continuar uma coisa que nunca começaram a fazer?. Estas foram algumas das questões levantadas pelo candidato social democrata sem nunca deixar de, para cada uma das constatações realizadas, apontar medidas propostas pelo PSD ao executivo, sempre com o mesmo fim - chumbo.