25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Concerto de Natal pela Orquestra do Norte no Auditório dos Bombeiros das Taipas

Manuel António Silva
Cultura \ terça-feira, dezembro 11, 2018
© Direitos reservados
Esta sexta-feira, 14 de Dezembro, a Orquestra do Norte estará no Auditório dos Bombeiros das Taipas para um Concerto de Natal.

A iniciativa é realizada no âmbito do programa Excentricidade, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com diversas instituições da vila taipense.

Dirigida por José Ferreira Lobo, fundador deste projeto de descentralização da cultura musical apresentado pela Norte Cultural, a Orquestra do Norte foi vencedora do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado português, em 1992.

Desde essa altura que este projeto se tem afirmado, no panorama nacional e internacional, no campo da música erudita, com um trabalho pioneiro e inédito.

A Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito. Os seus concertos têm, habitualmente, a colaboração de prestigiados maestros, como Juozas Domarkas, Krzysztof Penderecki, Federico Garcia Vigil, Álvaro Cassuto e Rengim Gokmen. Contou ainda, durante 17 anos, com a colaboração de Gunther Arglebe como maestro adjunto.

Alguns dos mais conhecidos solistas portugueses e estrangeiros participaram nos concertos da Orquestra do Norte, destacando-se nomes como os de António Rosado, Eva Maria Zuk, Avri Levitan, Patricia Kopatchinskaja, Kirill Troussov, Michel Lethlec, Robert Kabara, Placido Domingo, José Carreras, lleana Cotrubas, Julia Hamari, Fiorenza Cossoto e Svetla Vassileva.

O Concerto de Natal tem início agendado para as 21.30 horas e uma duração aproximada de 60 minutos.