26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Comitiva de Saint-Michel-Sur-Orge visitou as Taipas

Manuel António Silva
Freguesias \ terça-feira, novembro 06, 2018
© Direitos reservados
Fruto da geminação estabelecida em 2017, entre a freguesia de Caldelas e a comunidade francesa de Saint-Michel-Sur-Orge, a vila taipense recebeu nos passados dias 3 e 4 de novembro a visita de uma comitiva francesa. Parceria deverá resultar em intercâmbios com as associações das duas vilas.

Após receção de boas-vindas realizada na manhã de sábado na sede da Junta de Freguesia, realizou alguma reuniões de trabalho e visitas a empresas e instituições taipenses.

Luís Soares, presidente da Junta de Caldelas, na sua intervenção de boas vindas, depois da habitual troca de cumprimentos e agradecimentos e de salientar a importância destes encontros para definir estratégias de cooperação e intercâmbio entre as duas comunidades, abordou a possibilidade de, após o batismo de voo proporcionado no último ano à população sénior da freguesia, se poder promover uma ida a Saint-Michel-Sur-Orge.

Luís Soares manifestou interesse na participação das diferentes associações desportivas taipenses nos torneios organizados pela comunidade francesa e ainda que as de índole cultural, pudessem também trocar experiências com as de Saint-Michel. Terminou a sua intervenção salientando a importância da envolvência, participação e intervenção cívica dos cidadãos na comunidade onde estão inseridos, remetendo para a criação da Brigada Verde taipense, como um exemplo do que se pode fazer nesse sentido.

Por seu turno, Sophie Rigault, maire de Saint-Michel-sur-Orge, fez uma breve descrição da sua comunidade e lançou o desafio à participação dos taipenses numa corrida solidária, a segunda edição, a realizar em setembro de 2019, com vista à angariação de fundos para a luta contra o cancro nas crianças e que no ano transato juntou mais de 1.500 participantes. As questões ambientais também fizeram parte da intervenção de Sophie Rigault,dando nota da participação da comunidade em que está inserida em ações de voluntariado na melhoria das condições de vida das pessoas.

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, esteve a vereadora Sofia Ferreira, que enalteceu este tipo de geminações, lançando o repto a que as visitas inseridas nos diferentes intercâmbios que daí resultem, se estendam também a todo o concelho, nomeadamente à cidade de Guimarães, “uma cidade familiar que gosta e sabe receber”.