28 novembro 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Citânia de Briteiros e Castro Sabroso nas ‘Tribos Ancestrais de Portugal’

Redação
Cultura \ quinta-feira, maio 05, 2022
© Direitos reservados
Livro Warkânu é apresentado no próximo sábado na Sociedade Martins Sarmento. Cultura castreja é recriada num trabalho "artístico" e com muita informação gráfica.

A Sociedade Martins Sarmento é palco no próximo sábado, 7 de maio, da apresentação do livro Warkânu, da autoria de Manuel Silva e André Costa, uma obra em que, segundo os autores, a cultura castreja é retratada “de uma forma que nunca fora feito na história de Portugal e Espanha”.

Este livro “artístico” contém pintura 2D e escultura 3D em que se retrata precisamente “pessoas, artefatos e ambientes inspirados neste precioso legado milenar” e “são reveladas as nossas antigas cidades, clãs, mapas, símbolos, escritas, ourivesaria, mitos, rituais e muito mais dos nossos antepassados”.

Duas das povoações retratadas neste livro são de Guimarães, a Citânia de Briteiros e o Castro Sabroso. No desenvolvimento do livro, que tem cerca de uma centena de páginas, os autores contactaram com Gonçalo Cruz, arqueólogo da Sociedade Martins Sarmento, e ainda três professores do Instituto Politécnico do Cávado e Ave de Barcelos, Doutora Susana Jorge, Doutor Manuel Albino e o Artista 3D Luís Felix.

A apresentação do livro Warkânu – Tribos Ancestrais de Portugal está agendada para as 16h30 do próximo sábado na Sociedade Martins Sarmento, sendo que o livro já se encontra à venda em formato digital.