28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Chumbo da Praia Seca “só surpreende quem vive fora da realidade”, diz CDU

Redação
Política \ terça-feira, abril 06, 2021
© Direitos reservados
Coligação reagiu em comunicado ao facto de a Praia Seca não ser considerada praia fluvial e denuncia “cadastro” dos poluidores com relações estáveis com o município.

A comissão coordenadora de Guimarães da CDU considera que o facto de a Agência Portuguesa do Ambiente não ter classificado a Praia Seca como praia fluvial “só surpreende quem vive fora da realidade”.

A coligação emitiu um comunicado no qual ressalva que “apesar das promessas o rio, embora com água menos poluída, continua impróprio para banhistas”, considerado que quer o PS quer o PSD têm feito manobras de propaganda a este respeito.

“Volta e meia, autarcas e candidatos, quer do PSD quer do PS desdobram-se em encontros, reuniões e seminários anunciando a despoluição do rio Ave e prometendo autorização das suas margens para uso das populações. Nessas manobras de propaganda política irresponsável e perigosa participam altos quadros do Ministério do Ambiente e da Câmara de Guimarães”, aponta a CDU.

Refere a CDU que “alguns dos poluidores tem cadastro e mantêm boas e estáveis relações comerciais com a Câmara, outros possuem licença de laboração emitida pela APA o que é incompreensível pelo rasto de violações acumuladas e denunciadas”.

Por esta razão a CDU considera “perigoso e desaconselhável prosseguir promessas que não estão na competência da Junta”, exigindo da "APA, CMG, Águas do Ave e Tratave uma vigilância do rio atenta, permanente e consequente com julgamento e punição severa dos poluidores em vez da prática do veto de gaveta saneador”.