Chumbo da Praia Seca “só surpreende quem vive fora da realidade”, diz CDU
A comissão coordenadora de Guimarães da CDU considera que o facto de a Agência Portuguesa do Ambiente não ter classificado a Praia Seca como praia fluvial “só surpreende quem vive fora da realidade”.
A coligação emitiu um comunicado no qual ressalva que “apesar das promessas o rio, embora com água menos poluída, continua impróprio para banhistas”, considerado que quer o PS quer o PSD têm feito manobras de propaganda a este respeito.
“Volta e meia, autarcas e candidatos, quer do PSD quer do PS desdobram-se em encontros, reuniões e seminários anunciando a despoluição do rio Ave e prometendo autorização das suas margens para uso das populações. Nessas manobras de propaganda política irresponsável e perigosa participam altos quadros do Ministério do Ambiente e da Câmara de Guimarães”, aponta a CDU.
Refere a CDU que “alguns dos poluidores tem cadastro e mantêm boas e estáveis relações comerciais com a Câmara, outros possuem licença de laboração emitida pela APA o que é incompreensível pelo rasto de violações acumuladas e denunciadas”.
Por esta razão a CDU considera “perigoso e desaconselhável prosseguir promessas que não estão na competência da Junta”, exigindo da "APA, CMG, Águas do Ave e Tratave uma vigilância do rio atenta, permanente e consequente com julgamento e punição severa dos poluidores em vez da prática do veto de gaveta saneador”.