24 junho 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Camilo e Ferreira de Castro lembrados no primeiro dia do Thermos

Redação
Cultura \ sexta-feira, maio 30, 2025
© Direitos reservados
No primeiro dia dos Encontros Literários das Taipas, Ana Gil e Luís Aguiar apresentaram o resultado das suas residências artísticas.

Dois livros, um com 35 poemas, “Os desígnios da água”, da autoria de Luís Aguiar, outro de ilustrações de Ana Gil, “A terra onde a água desenha” são dois marcos que ficam para o futuro e que assinalam o primeiro dia dos Encontros Literários das Taipas.

Este primeiro dia teve início na sala multiusos do antigo mercado das Taipas, ainda pela manhã, com a abertura de uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos da turma 9, do 1º ano da Escola da Charneca, que exploraram o trabalho da artista portuguesa Helena Almeida em tela com a fotografia de cada um, sobre a qual foi feita, “de forma expressiva, uma mancha azul, criando, assim, um diálogo entre fotografia e pintura”.

A EB 2,3 das taipas recebeu, também durante a manhã desta sexta-feira, uma oficina de escrita e de ilustração.

Ao início da tarde, junto à escadaria que liga o largo da Pensão Vilas (Praça Frei Cristóvão dos Reis) aos Banhos Velhos, realizou-se a sessão de abertura destes Encontros Literários na presença do curador Pompeu Martins, que teve a companhia da presidente da Taipas Turitermas, Sofia Ferreira, de Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas e de Paulo Lopes Silva, em representação do município de Guimarães.

Alunos da escola Básica das Taipas deram ainda mais brilho á iniciativa, com a interpretação de três temas musicais, com voz e flauta.

Ana Gil e Luís Aguiar, fizeram depois uma breve apresentação das duas obras apresentadas, o que os motivou e inspirou para as criar.

Seguiu-se a inauguração de um painel de azulejos alusivo à presença de Camilo Castelo Branco na Praça Frei Cristóvão do Reis e um outro, alusivo à presença na vila taipense do escritor Ferreira de Castro, no cimo da Alameda Rosas Guimarães.

No antigo Mercado das Taipas discute-se depois “Cultura e território – desafios locais”, com moderação de Paulo Dumas e participação de Paulo Lopes Silva, Helena Mendes Pereira e Suzana Leite.

ATRAMA finalizou o longo dia do Thermos com “Clamor” – leitura dramatizada que aconteceu no espaço exterior do antigo mercado.