Caldelas formalizou geminação com Saint-Michel-sur-Orge
O tratado de geminação entre as vilas de Caldas das Taipas e Saint-Michel-sur-Orge foi assinado este fim de semana, juntando os representantes das duas localidades. No próximo dia 1 Julho está prevista a assinatura, nas Caldas das Taipas, da versão portuguesa do documento.
Desde 2012 por altura de uma visita de uma comitiva de Saint-Michel-sur-Orge, que a Junta de Freguesia de Caldelas iniciou conversações com vista à geminação com a comunidade francesa, localizada na região de Île-de-France, a sul da capital francesa, com vista ao intercâmbio cultural, social e da ação social.
A primeira versão do documento foi assinada em França, no passado sábado, 13 de Maio, por Constantino Veiga – presidente da Junta de Freguesia de Caldelas; e por Sophie Rigault, maire de Saint-Michel-sur-Orge. O documento prevê uma operação de intercâmbio que será programada pela associação “Amizade Taipas- Saint Michel”, que foi entretanto criada.
No quadro da geminação entre as duas localidades já se realizaram algumas iniciativas, comoa semana de férias em Portugal com idosos de Saint-Michel-sur-Orge. O grupo Tradições do Alto Minho, formação de folclore franco-português, participou no programa das festas de S. Pedro do ano passado.
Na cerimónia esteve presente o Adido, para a área social, do Consulado Geral de Portugal em Paris – Joaquim do Rosário, assim como portugueses radicados naquela região, oriundos da região envolvente à vila de Caldas das Taipas.