27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

BE de Guimarães defende alternativa 4 no estudo do acesso ao Avepark

Redação
Freguesias \ quinta-feira, abril 02, 2015
© Direitos reservados
O BE defende que deveria ser considerada a possibilidade uma alternativa que ligasse o Parque de Ciência e Tecnologia directamente ao nó da auto-estrada.

O Bloco de Esquerda de Guimarães reclama que seja equacionada a possibilidade de se ligar directamente o Avepark ao nó da A11. Essa acessibilidade deveria servir, além da vila das Caldas das Taipas, os concelhos da Póvoa de Lanhoso de Vieira do Minho, localizados a norte dos limites do concelho de Guimarães.

Os bloquistas lamentam que a questão levantada na Assembleia Municipal, sobre se essa possibilidade de traçado de ligação do nó da A11 em direcção às Caldas das Taipas estaria a ser estudada, não tenha sido respondida. Na opinião do grupo do B.E. de Guimarães é incompreensível que, no âmbito de um estudo sobre as diversas alternativas para acesso ao AvePark, não seja incluída a possibilidade de uma via de ligação a partir de um nó na A11.

Sobre o estudo elaborado pela Universidade do Minho e das alternativas estudadas, o Bloco de Esquerda considera que as alternativas que equacionam a duplicação da via são praticamente impossíveis, devido a múltiplos estrangulamentos atualmente existentes. Quanto à alternativa da via dedicada, defendida pela Câmara Municipal de Guimarães e que o estudo sustenta, o B.E. considera que os impactos em servidões das reservas agrícola e ecológica são aparentemente subestimados.